domingo, 2 de junho de 2013

feira de ciências




Ciência com os pequenos: experiência no Jardim I

Nos últimos dias, os alunos do Jardim I estão envolvidos com a experiência "Feijãozinho no copinho". Segue o relato desta atividade:

18 de setembro sexta-feira: Separamos os materiais que utilizaríamos (algodão, copinhos descartáveis e grãos de feijão). Os alunos se divertiram seguindo as orientações de forrar o fundo do copinho com chumaço de algodão, colocar as "sementinhas" e umedecer com um pouco de água.
Após terem completado a tarefa, questionei: "O que vocês acham que acontecerá?'
Os pequenos falavam ao mesmo tempo, cada um querendo expor sua opinião. Por fim, estavam divididos: uns diziam que o feijão brotaria e outros defendiam "Não nasce feijão no algodão tia!"
OBS: Este é um momento importante da experiência, pois, é a hora em que os alunos mesmo tão pequenos levantam hipóteses e confrontam idéias e desta troca surgem inúmeras possibilidades de aprendizado.
21 de setembro/segunda-feira: O fim de semana passou, mas o feijãozinho ainda não brotou. Vejo decepção nos rostinhos e peço paciência aos pequeninos...
24 de setembro/ quinta-feira: Surpresa! Todos ficam contentes em ver que seus feijãozinhos começaram a brotar. Este é o momento de perceber as mudanças e aproveitamos para registar em desenho o que foi observado.
Ah! Neste dia eles pediram muito para levar para casa, mas expliquei que ainda precisávamos descobrir mais algumas coisas...
28 de setembro/segunda-feira: Muito legal! As folhinhas de alguns feijoeiros começam a desfolhar; alguns cresceram um pouco e outros estão pequeninos. Conversamos sobre as diferenças de tamanho e como as plantas precisam de água para crescerem fortes.

Está aí uma experiência divertida, utilizando um elemento do dia-a-dia, o “simples” grão de feijão. Porém, uma atividade que possibilita o desenvolvimento da observação, da comparação e até mesmo dos registros em desenho, ou seja, várias etapas do método científico inseridas na realidade infantil.


Um abraço!
Prof. Ariana

Nenhum comentário:

Postar um comentário